Criar um Site Grátis Fantástico
Belisk
Belisk


 

Familia Belisk (Belesch-Bielesk) e Sotto


10/11/1949


Noivos:   Aparecida Sotto Belisk (Cida) e Leone Belisk (Léco) 

Padrinhos:   Josefa Belisk e José Sotto  (irmã do meu pai e tio da minha mãe)

Noivinhos:  Oswaldo Sotto e Marlene Sotto  (primos)

 ( Eles já irão completar 63 anos de casados )  a + ou - 20 anos, o Padre Geraldo fez uma homenagem ao Casal .


Na união do 1º casamento realizado na Paroquia de São Francisco de Assis em Vila Guilhermina, Leone Belisk e Aparecida Sotto Belisk  Tiveram 5 filhos: Ana Maria,José Miguel, Francisco Wanderley, Aparecida Conceição ( Cidinha ) e Deise .

( hoje o casal mora na  Cidade Patriarca ). 


 

 Meus avós paternos, meu tio Félix, Durvalino, Josefa, Sonia e Carlinhos (no colo da minha avó paterna)

 Aparecida do Norte

Meus avós paternos (Ana e Joseph), meus pais – Cida e Leone, meu tio Oswaldo, e meus irmãos:  José Miguel, Francisco Wanderley, Cidinha, Ana Maria minha prima Sonia. 

********

 Ana Paluck Belesch e Josef Bieleski

Origem dos meus avó paternos:  Polônia – casaram-se à bordo do navio, momentos antes de virem para o Brasil, na 1ª Guerra mundial. À princípio, moraram em São Miguel Paulista, de aluguel.  Meu avô foi funcionário durante muitos anos numa empresa metalúrgica no Belém  e minha avó, uma das primeiras mulheres a trabalhar na indústria, a Nitroquímica de São Miguel Paulista. Hoje pertence ao Grupo Votorantim.

Depois, mudaram-se para a Vila Guilhermina, comprando um lote e construindo a casa que existe até hoje, na antiga Rua 9  Mais tarde, segundo minha sogra Alice,esposa do Sr Lopes, minha avó comprou o armazém do Sr. João.  Anos depois, venderam a casa para o Sr. Lopes da farmácia e mudaram-se para a Rua São Donato,

Comentário de Deise Mascarenhas neta de Josef e Nora do Sr Lopes

 ============================================================

Morador Antigo Sr.Miguel Soto

Para falarmos do Largo do Peixe, que tem esse nome, graças ao vô Miguel e meu pai que buscavam o peixe no CEAGESP - Parque D. Pedro (de madrugada) e distribuiam ali, aonde é o Largo do Peixe. Daí esse nome.

Sr Leone Belisk era peixeiro ambulante ( naquela época se usava muito esse termo para aqueles que saiam vendendo a mercadoria na rua ) até a década de 70.

Comentário de Cidinha filha de Leone e Neta de Sr Miguel Sotto

==========================================================

A Nenê da Vila Matilde surgiu no Largo do Peixe. Quando nós começamos a fazer as nossas brincadeiras ali, o lugar era só mato, brejo, e não era chamado Largo do Peixe. Tinha um nome esquisito dado pela prefeitura. Só que tinha um bar de um português, que tinha vindo da Ilha da Madeira. Ele já morreu, mas o bar existe até hoje. Então, no início o povo chamava Largo do Bar Madeira. Depois, como o português usava um casaco de couro, a malandragem sempre que falava do bar, chamava Bar do Casaco de Couro. Daí que, até os anos 50, o local também ficou conhecido por esse nome, mas também era chamado de Largo do Peixe, porque entre nós tinha um pessoal que vendia peixe no Largo. Tinha o Cabeleira, que vendia sardinha e outros mais. Esses comerciantes trabalhavam com caminhão e durante muito tempo a escola foi para os desfiles naqueles caminhões.  

Trechos do livro Memórias de Seu Nenê da Vila Matilde

=============================================================

 Leone Belisk, filho de Ana Belesk e Joseph Belesk, moradores antigos da antiga Rua 6, hoje Paes Sarmento (se não me engano).
                      Casado com Aparecida Sotto Belisk, deixa 5 filhos, netos e bisnetos.
                      Iniciou sua carreira como vendedor ambulante de peixes, junto com seu sogro, Sr. Miguel Guilhen, espanhol, da cidade de Múrcia, 
                      depois na área de costura e por último, na empresa São Paulo Transportes, aonde se aposentou como cobrador de ônibus.
                      Homem honrado, trabalhador exemplar e dedicado à família. Amava seus cãezinhos de estimação: Menininho e Maikon (pretinho).
                      Deixa saudades!

 

 

fotos e comentários de: Deise Belisk Mascarenhas e Gerson Mascarenhas

=======================================================================================

 

Conheci os membros da família Mascarenhas, principalmente o Seu Lopes que comprou a farmácia do Seu Vieira e, posteriormente. casou com a Alice, que na época, era considerada a moça mais bonita da Vila Guilhermina. O Seu Lopes era um profissional  competente e atencioso com todos. Adquiriu várias moradias na Vila Guilhermina.

 

Conheci também o Gilberto, com quem joguei bola quando menino (Rua 9 contra Rua), 7) era um menino muito educado que depois foi trabalhar na farmácia do Seu Lopes ao lado de outro rapaz de nome Joaquim(Duca) morador na Rua 9 Nº 13.

 

Conheci as gêmeas Marli e Marlene. Uma delas creio que casou com o filho do Seu Vitorino, que tinha um bar na Av, Antonio E. Carvalho, da união tiveram um filho.

 

Conheci a Sra Ana Paluck  e o Sr Josef Bielisk. ambos tinham dois seus filhos, Félix e Josefa casada com  Seu Durvalino, todos eles foram nossos vizinhos por vários anos. Lembro que adquiriram a Venda do Seu João, que passou a ser conhecida como “Venda do Durvalino.Posteriormente, mudaram para Rua 9  Nº20 ao lado da casa do Seu Felix Hernandes. O senhor Durvalino mudou para a Rua Alto Garças e abriu um armazém no local.Quanto ao filho  Félix foi morar na Rua São Donato, ele jogou como goleiro no XI Guerreiros.

 

Comentários de Sr Nelson, filho do 1º morador de Vila Guilhermina.

Sr Nelson antigo morador da Vila Guilhermina na rua Paes Sarmento, antiga rua 9.